Uma das maiores preocupações do brasileiro cada vez mais conectado é com a segurança de suas informações pessoais que de tempos em tempos são vazados, seja por descuido na segurança de empresas ou ataques de crackers, que costumam destruir todo um sistema. Para minorar a vulnerabilidade e risco, conhecimento é fundamental. É com esse objetivo que pelo quarto ano consecutivo a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação vai participar de um dos maiores cursos do Brasil quando o assunto é segurança na internet: a “Maratona CiberEducação”.

As inscrições já estão abertas e o curso vai do 03 a 23 de outubro pelo link https://www.netacad.com/portal/web/self-enroll/m/course-1463244. A parceria é entre a Faetec e a Cisco Brasil, empresa líder no mundo quando o assunto é segurança e tecnologia da informação, em conjunto com o Programa Brasil Digital e Inclusivo, do Governo Federal. O foco é a Cibersegurança.

Para o idealizador do curso, analista de sistema e professor há mais de 20 anos na Rede Faetec, Alexandre Louzada, o assunto, além de atual, vai demandar especialistas num mundo cada vez mais conectado e informatizado. Ele convida alunos de todos os lugares a participarem da Maratona, e este ano vem com um diferencial focado no mercado de trabalho.

“A participação na maratona é importante por dois aspectos, o primeiro: ´conscientizar as pessoas sobre questão de segurança nesse mundo cada vez mais conectado. O segundo aspecto é mostrar que essa inovação tecnológica traz oportunidades para atuar em novas profissões. Além de tudo isso, nossa visão é auxiliar os alunos em estágios e no mercado de trabalho”, afirmou Louzada.

O programa é dividido em fases e oferecerá formação profissional a estudantes, bem como ofertas de estágio e trabalho. A primeira fase é o Learn-A-Thon, uma maratona de treinamento que visa estimular e capacitar alunos no curso exploratório NetAcad “Fundamentos em Cibersegurança”. Os alunos que passarem por essa fase, além de receber um certificado e um distintivo digital, estarão aptos a concorrerem a bolsas de estudo para as próximas fases do programa.

Aberto ao público em geral, a primeira etapa conta com autoaprendizado em que o participante pode seguir no seu ritmo em uma maratona de três semanas (entre os dias 3 a 23 de outubro de 2022), para realizar o curso Fundamentos em Cibersegurança (30h). Ao final desta etapa, os melhores alunos estarão aptos para avançar no Programa de capacitação profissionalizante visando ao mercado de trabalho.

Alguns requisitos serão cobrados dos estudantes para ter seguimento: estar cursando ensino médio-técnico ou ensino superior, que possua interesse em trabalhar no segmento de segurança cibernética. Além disso, é necessário ter acesso a um computador e conexão à Internet com capacidade mínima para desenvolver as atividades práticas virtuais (Computador: processador i3, Windows 10, 4Gb de RAM e 27GB de disco rígido. Internet: 5Mb).

Para seguir na próxima etapa da Maratona, é necessário ao aluno ter o certificado de conclusão do curso da Maratona – “Fundamentos em Cibersegurança” e ficar entre os melhores na prova de seleção voltada aos conhecimentos gerais de TI, Redes e Cibersegurança, bem como habilidades interpessoais.

 

Estrutura da Maratona CiberEducação Cisco Brasil:

• Duração do Curso 30 horas a serem cumpridas em, no máximo, 3 semanas;

• Custo gratuito;

• Nível Iniciante ou Intermediário;

• Tipo de Aprendizagem: On-line, Autodidata

Os interessados podem se inscrever através de um formulário que pode ser acessado pelo link: https://www.netacad.com/portal/web/self-enroll/m/course-1463244